Design: Marciana de Barros
Ilustração: Isadora Ferraz

Fui convidada para ilustrar a capa do caderno especial da Folha de SP, com um tema importante e impactante. No breefing me foi pedido que criasse uma ilustração pouco literal, que abrangesse o caso da Sofia, como também outros casos de violência sexual infantil.
O primeiro sketch que eu criei ainda estava muito literal, mas o jogo de luz e sombra interessou tanto o editor quanto a designer. Pediram que não fosse uma sombra muito intensa, que ela fosse mais translúcida e que não ocupasse tanto espaço na ilustração.

Procurando por um jogo de metáforas, cheguei a conclusão de trabalhar a sombra na forma de uma mão, pois quando penso em violência infantil a primeira coisa que me vem a mente é uma mão que controla e reprimi. Esta mão teria o formato de uma sombra translucida, pois a violência nem sempre é aparente, pode vir de forma silenciosa e sufocante.
Assim, conclui que as crianças seriam casas, e que dentre todas as casas, uma estaria ainda iluminada, mas correndo o risco de perder esta luz.


Satisfeitos com a narrativa, o editor e a designer me pediram que o fundo fosse mais desenvolvido, com árvores e outras casas. Assim fui chegando próximo do sketch final.
Deixo aqui alguns sketchs que elaborei para mim antes de enviar o sketch final. Aproveito para compartilhar a line art e a arte final. Espero que tenham gostado de saber um pouco do processo de criação de uma ilustração! :)







